Optando por utilizar a palavra "doação" para definir o investimento social feito por indivíduos ou pessoas jurídicas privadas. Entretanto, procurando manter em mente a perspectiva do investimento social que ultrapassa a idéia de caridade.
Segundo o Gife - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas - " investimento social privado é o uso planejado, monitorado e voluntário de recursos privados - provenientes de pessoas físicas ou jurídicas - em projetos de interesse público".
Enquanto o conceito de caridade é carregado da noção de assistencialismo, " os investidores sociais estão preocupados com os resultados obtidos, as transformações geradas e a cumplicidade da comunidade para o desenvolvimento da ação. A preocupação com o planejamento, monitoramento e avaliação dos projetos e ações é intrínseca ao conceito de investimento social privado é um dos elementos fundamentais na diferenciação entre essa prática e a filantropia tradicional. Para saber mais, visite a página: http://www.gife.org.br/