segunda-feira, 21 de julho de 2008

DOAÇÃO OU INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO?


Optando por utilizar a palavra "doação" para definir o investimento social feito por indivíduos ou pessoas jurídicas privadas. Entretanto, procurando manter em mente a perspectiva do investimento social que ultrapassa a idéia de caridade.


Segundo o Gife - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas - " investimento social privado é o uso planejado, monitorado e voluntário de recursos privados - provenientes de pessoas físicas ou jurídicas - em projetos de interesse público".


Enquanto o conceito de caridade é carregado da noção de assistencialismo, " os investidores sociais estão preocupados com os resultados obtidos, as transformações geradas e a cumplicidade da comunidade para o desenvolvimento da ação. A preocupação com o planejamento, monitoramento e avaliação dos projetos e ações é intrínseca ao conceito de investimento social privado é um dos elementos fundamentais na diferenciação entre essa prática e a filantropia tradicional. Para saber mais, visite a página: http://www.gife.org.br/

quarta-feira, 2 de julho de 2008

UMA VISÃO CULTURAL

Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguística e comportamental de um povo ou civilização - A cultura é a música, teatro, religião, língua escrita e falada, a escrita, mitos, hábitos alimentares, dança, arquitetura, invenções, pensamentos, forma de organização social e tantas outras. É essa a diferença do ser humano racional perante aos outros animais.

A política cultural contemporânea tem que contemplar o desejo, a felicidade ou seja, garantir por meio de ações articuladas onde o Estado, instituições civis, privadas, grupos comunitários tenham como objetivo satisfazer as necessidades culturais da população e promover o desenvolvimento de suas representações simbólicas.

No que diz respeito a política pública devemos levar em consideração o planejamento e soluções em pensar "para todos". Uma política pública séria desenvolve suas ações pensando no bem estar de todos.