sábado, 25 de dezembro de 2010

Recordações




Posted by Picasa

Garotada da Cota 200 - Tambores da Cota




Posted by Picasa

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

FESTAS


A todos os meus amigos, patrocinadores, parceiros na produção da cultura deste Pais, muito obrigado pelo ano de 2010 e que 2011 seja de muito sucesso!!!
Muita saúde a todos.

CONSELHO DE CULTURA - CUBATÃO 2010

Prefeita recebe Conselho de Cultura de Cubatão
Postado por Departamento de Imprensa
Qua, 22 de Dezembro de 2010 08:40

Encontro nesta terça-feira (21/12) marcou o lançamento oficial da “Revista da Cultura”

O Conselho de Cultura do município de Cubatão, Concult, anda a passos largos. E nesta terça-feira (21/12) os conselheiros tiveram a oportunidade de falar sobre as conquistas e novos projetos à prefeita Marcia Rosa. O encontro serviu para o conhecimento da elaboração da minuta do Fundo Municipal de Cultura e, também, para marcar o lançamento oficial da “Revista da Cultura”, uma publicação mensal do governo municipal, que tem por objetivo fazer um retrato vivo da produção artística da cidade.
O presidente do Conselho, Ivan da Conceição, falou à prefeita sobre a criação do Fundo Municipal de Cultura, um mecanismo que proporciona a concessão de incentivos financeiros à pessoas físicas ou jurídicas para a realização de projetos artísticos. Através deste Fundo poderão ser organizados Festivais, Festas, Mostras, Exposições, entre outras atividades culturais. A prefeita demonstrou muita alegria em ver o belo ofício construído com sucesso: “Esse trabalho é de vocês e eu acredito em artistas”, afirmou.
Foi levado ao conhecimento da prefeita, também, a elaboração do Plano Municipal de Cultura, que vem sendo feito pela Secretaria da pasta junto com o Concult. A ideia do Plano é indicar políticas culturais que contemplem todos os segmentos artísticos, indo de encontro às necessidades da população, agindo como um roteiro para os próximos 10 anos.
O Secretário de Cultura, Welington Borges, lembrou que tanto o Plano Municipal de Cultura quanto a criação do Fundo são exigências do Plano Nacional de Cultura, PNC, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mês passado. O PNC tem por finalidade o planejamento e implementação de políticas públicas de longo prazo voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira. Participaram do encontro os conselheiros (titulares e suplentes): Ivan da Conceição (presidente), Marcelo Ariel (vice-presidente), Giovane Nazaré, Roberto Faccoro, Paulo Luis de Souza, Thiago Garcia, Fabrício Lopes, Eliane Ribeiro, e ainda, os secretários municipais Fernando Alberto Henriques (Comunicação), Marco Túlio Camargo (chefe de gabinete).
O tema central da reunião foi, claro, a Cultura. Mas o município de Cubatão e amor dispensado por todos ali pela cidade também foi alvo de discussões. Antes de terminar o encontro, um dos conselheiros, o ator Roberto Faccoro, declamou um poema que fala sobre a Cubatão que todos sonham e as riquezas materiais e imateriais que ela possui. O trecho final dizia: “Hoje, tudo é poesia. Hoje, tudo é ecologia”.
Revista da Cultura – como um apanhado da verve artística da cidade, a “Revista da Cultura” aparece com ares modernos, colorida e cheia de informação. A ideia é reunir a produção cultural do município, servindo como um canal de divulgação dos artistas e seus trabalhos. A programação cultural também vai ter destaque na publicação que será mensal.
Distribuída, gratuitamente, em bancas, prédios públicos e locais de grande circulação, a “Revista da Cultura” também estará disponível em versão digital no site da Prefeitura (www.cubatao.sp.gov.br). Deve ter, em média, 20 páginas, com informações e imagens caprichadas sobre os mais diversos segmentos da Arte. A comunidade terá a oportunidade de participar com sugestões de reportagens e inclusão de seus eventos gratuitos através do email agendacultural@cubatao.sp.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
Texto: Morgana Monteiro
Foto: Carlos Felipe

MARCIAL - SHOW "VOZES" NO DIA 30.12.2010


Banda Marcial realiza concerto musical na Prefeitura
Postado por Departamento de Imprensa

Apresentação será dia 30/12, às 10h, no saguão do Paço Municipal e contará com 14 cantores cubatenses

A Banda Marcial de Cubatão completou duas décadas de existência em 2010 e fecha as comemorações de aniversário com uma apresentação especial. O “Show dos 20 anos” acontecerá dia 30/12 a partir das 10h no saguão do Paço Municipal. O local, por onde passam centenas de pessoas todos os dias, foi escolhido propositalmente: “Queremos que todos tenham a oportunidade de conhecer nosso trabalho”, disse o maestro Alexandre Felipe Gomes, regente do Grupo.
O concerto contará com a Marcial em formação completa para concerto, além da participação dos Corais Zanzalá e do Conservatório Municipal. Com um repertório bastante popular, a promessa é de encantar o público com a presença de 14 cantores cubatenses de várias gerações, grandes nomes da música na cidade. Gente como Fabrício Rodrigues, Anderson Borges, Mayara Magalhães, Walter e Vieira, Gelson Ribeiro, Simone Ancelmo, entre outros.
A programação oferece boa música para todos os gostos: da MPB ao pop, passando por canções sertanejas, jazz, samba e música romântica. Os arranjos destas canções foram elaborados especialmente para a formação da Marcial, composta por instrumentos de sopro e percussão. A Banda Marcial foi oficializada em 2003, se tornando grupo artístico integrante da Secretaria de Cultura da cidade. Conta com um corpo técnico completo, mantido financeiramente pelo governo municipal.
Serviço
Show dos 20 anos da Banda Marcial
Dia 30/12 às 10h
Local: saguão do Paço Municipal
Pça. Dos Emancipadores, s/nº
Texto: Morgana Monteiro
Foto: Dilson Mato Grosso

BANDA MARCIAL - AUDIÇÃO DOS ALUNOS


Banda Marcial Infantil de Cubatão realiza primeira audição
Postado por Departamento de Imprensa

A apresentação foi para avaliar os alunos e mostrar o belo trabalho à comunidade

Apenas uma palavra é capaz de resumir a noite do dia 20/12 na sede da Banda Marcial de Cubatão: emoção. Crianças e adolescentes que fazem parte do projeto de formação musical deste Grupo Artístico tiveram a oportunidade de fazer o seu trabalho conhecido por toda a comunidade. A meninada da Banda Marcial Infantil participou de sua primeira “audição”, nome dado a um dia de apresentações em que os estudantes são avaliados em tudo o que aprenderam durante o ano.
A sede do projeto ficou lotada. Pais de alunos, amigos e autoridades como o Secretário de Cultura, Welington Borges e o Diretor de Cultura, Joaquim Eduardo Teixeira, prestigiaram o evento. A criançada teve a oportunidade de mostrar todo o seu potencial artístico ao participar de diversas formações, atuando em grupo menores (de câmara) ou como solistas,. Nos mais diversos instrumentos musicais de sopro e percussão.
Momento emocionante aconteceu durante uma pequena homenagem ao aluno que mais se dedicou aos estudos musicais em 2010. A ideia foi do professor Willians Duarte, que viu através desta iniciativa, uma maneira de incentivar a garotada a prosseguir no caminho da música. O troféu, que recebeu o nome de “Prêmio maestro Alexandre Felipe Gomes”, foi entregue à Kerolaine Souza Santos, de 11 anos. O próprio maestro Alexandre, regente titular da Banda Marcial, se sentiu honrado em poder emprestar seu próprio nome a um prêmio tão importante para esses pequeninos.
A noite terminou ao som da Banda Marcial Infantil. Com sua formação completa, as crianças encantaram com um repertório natalino, regidas por Paulo Henrique Paiva. O projeto atende hoje 60 jovens com idade entre 6 e 15 anos e é realizado por músicos da Banda Marcial, que trabalham voluntariamente, repassando o que aprenderam às gerações futuras.
20 anos da Banda Marcial – o fim de ano está sendo mesmo especial para essa turma. As comemorações de duas décadas de existência da Banda Marcial de Cubatão vão contar com mais uma apresentação de gala. Dia 30/12 às 10h será realizado o concerto “Show dos 20 anos”, em pleno saguão do Paço Municipal. Banda Marcial estará completa e contará com a participação de vários artistas cubatenses, vozes conhecidas de toda a comunidade como: Simone Ancelmo, Mayara Magalhães, Fabrício Rodrigues, Walter e Vieira, Gelson e Waldecir Ribeiro, entre outros.
Texto: Morgana Monteiro
20101222-SECULT-Marcial Audicao-MM

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Chegada do Papai Noel

Cubatão dá espetáculo na chegada do Papai Noel
Postado por Departamento de Imprensa
Qui, 09 de Dezembro de 2010 22:21

Paço Municipal foi palco de apresentação musical e show pirotécnico

Nem a chuva que insistia em cair atrapalhou a chegada do Papai Noel, na tarde desta quinta-feira, 9, na Raia Olímpica, no Jardim Casqueiro, em Cubatão. Cerca de 150 pessoas, entre crianças e adultos aguardavam o bom velhinho. Como no ano passado, ele dispensou as renas e o trenó e chegou de barco à Cidade.
Abrilhantando a chegada de Noel estava o Grupo Zabelê de Cultura Popular com sua dança e música. O grupo trabalha com tradições que estão se perdendo, como o maracatu, o cacuriá, o cavalo marinho e a ciranda. A bordo de um trio elétrico, Papai Noel se dirigiu a UME Pernambuco, onde era aguardado com ansiedade pelos alunos, pais e professores.
A alegria dos pequenos ao ver o bom velhinho foi contagiante. Os alunos em agradecimento a visita, cantaram a música “A paz”, versão de uma canção do astro pop Michael Jackson, interpretada pelo grupo Roupa Nova.
No final do encontro, Papai Noel distribuiu doces à criançada e ouviu muitos pedidos. Sofia, de seis anos, muito entusiasmada com a visita do bom velhinho, contou que pediu a ele um PlayStation 2. Já a pequena Gabrieli, de quatro anos, quer uma boneca.
Em seguida, o bom velhinho foi ao “Cantinho dos Aposentados”, onde foi recebido pelos idosos com um banquete. Lá ele renovou as forças para seguir viagem em direção à Esplanada do Paço Municipal.
Esplanada – Papai Noel foi recebido na Esplanada do Paço Municipal pela prefeita Marcia Rosa, que lhe entregou a chave da Cidade. A chefe do executivo desejou a todos os presentes um Natal iluminado e declarou aberto os festejos natalinos no Município. Com as músicas “Christmas Celebration” e “Estrela de Natal”, a Banda Marcial Municipal, regida pelo maestro Alexandre Felipe Gomes se apresentou na cerimônia da chegada do Papai Noel. A noite foi encerrada com uma grande queima de fogos de “tirar o fôlego”.
Lembrando que a “Vila de Doces” montada especialmente para o bom velhinho em frente ao Paço Municipal, será o endereço dele de 10 a 22 de dezembro, a partir das 17 horas.

Texto: Ana Borges MTb 59.539/SP
Foto: Carlos Felipe
20101209– Chegada de Papai Noel - ALSB

domingo, 5 de dezembro de 2010

Por uma infância sem racismo

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A COR DO NOSSO SOM

Bloco Cultural da Prefeitura de Cubatão
Dia 23 de Novembro de 2010
20 horas
Video da TV Tribuna, filiada a Rede Globo
http://www.tvtribuna.com/videos/?video=5119

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Filme Consciência Negra

Download:
FLVMP43GP

domingo, 7 de novembro de 2010

AFROBANDA TRI CAMPEÃ

AFROBANDA - Tri - Campeã do Festival da Cidadania de São Vicente.

Com pontuação maxima dos jurados ( 30 pontos), o Grupo AfroBanda, Ponto de Cultura da Sociedade de São Vicente de Paulo de Cubatão, consagrou-se tri-campeã (2008, 2009, 2010) do Festival da Cidadania do municípío de São Vicente - SP.
O Grupo participou da categoria intermediária de percussão.
E não termina ai... Tambem participou da categoria infantil de percussão com o Grupo AfroBanda Kids e também trouxe o primeiro lugar com 29.8 pontos. Na categoria Dança Livre ( intermediária) o Grupo AfroBanda Movimento trouxe o terceiro lugar e também o segundo lugar na categoria dança de rua infantil
O Grupo de Dança Art Jovem também pertencente a Sociedade de São Vicente de Paulo de Cubatão, trouxe o segundo lugar na categoria dança livre intermediaria.

VI FESTIVAL DA CIDADANIA DE SÃO VICENTE.
Começou nesta sexta-feira (5) o VI Festival da Cidadania. Com o tema Superação, o evento tem o objetivo integrar artes como dança, música e teatro proporcionando visibilidade aos grupos e entretenimento sem custo para os espectadores.

A festividade continuou no sábado (6) e aconteceu no Centro de Convenções Costa da Mata Atlântica (Avenida Capitão Luiz Pimenta, 811 – Parque Bitaru), a partir das 14 horas.

As apresentações foram divididas nas categorias infantil (7 a 12 anos), intermediário (13 a 17 anos) e Jovem (18 a 29 anos). Na dança, os gêneros são dança de rua, ballet, jazz e livre, com número máximo de 30 participantes por grupo e performance de seis minutos.

Para música, grupos mistos (junção de instrumentos de qualquer tipo) e de percussão (apenas instrumentos), com no máximo 20 pessoas e apresentação de cinco minutos. Já para o teatro, são permitidos até sete pessoas, que irão apresentar cenas com duração de até dez minutos.

Além das apresentações, os visitantes aproveitaram uma feira, no mesmo local, onde ficaram expostos os trabalhos dos projetos sociais da Cidade. Ainda no sábado foram oferecidos três workshops direcionados para pessoas que já tenham conhecimento na área de teatro, no caso da Oficina “O Ator e o Espaço" às 9 horas, em Dança de Rua, para a oficina de Locking às 10h30 e em Balé, para a de Técnicas do Ballet, também às 10h30. Todos os workshops gratuitos.

O evento é realizado pela Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Assistência Social (Seas) e Fundo Social de Solidariedade (FSS), com apoio das secretarias de Cultura (Secult), Turismo (Setur), Educação (Seduc), Imprensa e Comunicação Social (Seicom), além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente.

sábado, 30 de outubro de 2010

Pandeiro Variações de Samba 1234

Download:
FLVMP43GP

Durum Pandeiros

Download:
FLVMP43GP

Grupo L.A.T.A. e Coral Unicanto no Teatro Ouro Verde

Download:
FLVMP43GP

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

terça-feira, 19 de outubro de 2010

MILTON CUSTODIO SIMÕES

MILTON CUSTODIO SIMÕES
http://dc223.4shared.com/img/CT_LdY0A/10-10-16_-_Banda_Marcial_vinte.jpg
Emoção e competência no "Show dos 20 anos" da Banda Marcial de Cubatão
Postado por Departamento de Imprensa
Ter, 19 de Outubro de 2010 08:08

O fim de semana foi recheado de boa música, reunindo 80 artistas no palco

O Bloco Cultural de Cubatão recebeu iluminação especial e som potente para receber, em grande estilo, a Banda Marcial da cidade. Os 20 anos do Grupo foram comemorados de maneira grandiosa neste fim de semana. O "Show dos 20 anos" reuniu em um só palco cerca de 80 artistas entre músicos, cantores e crianças que sonham em viver da música.
A abertura ficou por conta do anfitrião, o Maestro Alexandre Felipe Gomes, criador da Banda Marcial e regente da Equipe até hoje. Conhecido por seu estilo inovador, a comemoração dessas duas décadas de vida não poderia fugir à regra: a Marcial abriu o concerto com uma versão sinfônica de "Bad romance", de Lady Gaga, arrancando muitos aplausos da plateia, principalmente dos mais jovens.
Cantores cubatenses foram convidados para interpretar canções ao lado da marcial. O repertório foi eclético: de Gilberto Gil a Lenine, passando por Frank Sinatra e Phil Collins. De acordo com o Maestro, cada artistas escolheu a música que iria cantar. Os arranjos sinfônicos foram cuidadosamente elaborados por Mauro Tirolli. Participaram do show os seguintes cantores: Anderson Borges que interpretou "Ladeira da preguiça" (Gilberto Gil), João Paulo e Monique Martins – ambos integrantes do Coral Zanzalá – que trouxeram vida, respectivamente, às canções "Vida de viajante" (Luiz Gonzaga) e "Tic to tic", Fabrício Rodrigues trouxe a belíssima "I can not believe it's true" (Phil Collins), Wagner Rocha interpretou "Jaksoul brasileiro" (Lenine).
Walter e Vieira transportaram o público para uma noite no sertão com "Saudades da minha terra" (Sérgio Reis), José Carlos trouxe "Corazón partió" (Alejandro Sanz), Gelson Ribeiro emprestou a voz para "Just the way you are (Billy Joel), Amauri Fontes interpretou "Borbulhas de amor" (Fagner), Mayara Magalhães levou encanto com "Cara valente" (Marcelo Camello), Waldecir Ribeiro participou da festa com a canção "I've got you under my skin" (Frank Sinatra) e Simone Ancelmo trouxe o samba de raiz com um pout-pourri de Cartola. Momento especial aconteceu durante a apresentação de Marcela Oliveira com "Se tu quiseres crer", canção gospel famosa na voz de Robinson Monteiro. Vale lembra que durante todas as músicas, os backing-vocals foram gentilmente cedidos pelo Coral Zanzalá: quatro cantores do Grupo brilharam dando apoio à festa.
O espetáculo contou, também, com a participação do Coral da Escola Técnica de Música e Dança "Ivanildo Rebouças da Silva" que reuniu mais de 40 crianças e adolescentes interpretando "Aleluia" de Handel. A noite de homenagens terminou com o Maestro Alexadre Felipe Gomes agradecendo a todos aqueles que fazem a Banda brilhar: Paulo Henrique Paiva, regente-assisitente; Miltom Custódio, assessor cultural; Bruna Assumpção, coordenadora administrativa ; montadores; Patrícia Campinas, Secretária de Cultura de Cubatão, representando a Prefeita Marcia Rosa; Edna Maria Lemos, ex-diretora de Cultura de Cubatão, responsável pela criação da Marcial.
Essas duas décadas de amor, cumplicidade e busca pela sonoridade perfeita são um marco para a Marcial, seus músicos, o Maestro Alexandre e toda a equipe por trás da cena, fruto de muito trabalho e apoio através da Prefeitura de Cubatão. A Banda Marcial é um dos Grupos Artísticos mantidos pela administração municipal por meio da Secretaria de Cultura. A Equipe teve início no Desfile de Nove de Abril em 1990. De lá pra cá, foram conquistas e busca pelo aperfeiçoamento técnico. Atualmente, a Marcial conta com 60 músicos em fase de profissionalização e 30 integrantes do Corpo Coreográfico, sendo um dos Grupos Artísticos mantidos pela Prefeitura de Cubatão.
E os planos não param: de acordo com o Maestro Alexandre, esse mesmo espetáculo deve percorrer várias cidades da Baixada Santista ano que vem e será batizado com o nome "Vozes". O concerto lotou o Bloco Cultural no sábado e teve reapresentação no domingo. Grande emoção aconteceu quando todos os cantores e músicos interpretaram "O que é, o que ?" de Gonzaguinha. Momento de confraternização e que trouxe à tona o sonho de Afonso Schmidt em ver uma Cubatão completamente voltada para as artes.
Texto e fotos: Morgana Monteiro

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Clip Adama Yalomba - Quitutes e Batuques 2010

Download:
FLVMP43GP

QUITUTES & BATUQUES 2010 PILOTO

Download:
FLVMP43GP

sábado, 18 de setembro de 2010

PROJETO DE REFERENCIA SOCIO CULTURAL DA SSVP DE CUBATÃO



Banda mescla valores culturais e sociais em projeto de sucesso na cidade de Cubatão (SP)

Música, dança e cultura negra são os itens que integram um projeto de sucesso da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), na cidade de Cubatão, Estado de São Paulo: a AfroBanda. A iniciativa visa promover uma oportunidade para jovens de 13 a 18 anos que, por meio da cultura, desenvolvem os valores sociais, pessoais e de crescimento de vida.
O projeto foi iniciado há 4 anos pelo vicentino Milton Custódio Simões (membro da Conferência Nossa Senhora de Fátima, área do Conselho Metropolitano de São Paulo), com o apoio da coordenadora de Projetos, Maria Aparecida Carneiro Costa.
Foi observada que existia a necessidade de alguma iniciativa que favorecem os adolescentes, devido à falta de políticas públicas destinadas a eles na região.


ATIVIDADES

Os 45 jovens beneficiados pelo projeto recebem conhecimentos técnicos musicais, aulas de dança (clássica e afro), alimentação, capoeira, reciclagem, oficina de bijuteria, além de acompanhamento pessoal e familiar com uma pedagoga, atividades de recreação e palestras.
O grupo se reúne no Centro de Capacitação Comunitária da Sociedade de São Vicente de Paulo, na Vila Natal, em Cubatão.
Além do apoio incondicional da SSVP, o projeto tem o patrocínio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Ministério de Cultura (MINC) do Estado de São Paulo


RECONHECIMENTO

Este ano, a AfroBanda tornou-se o primeiro Ponto de Cultura do (MINC) da cidade de Cubatão, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa Cultura Viva, em um edital que contemplou para o Estado de São Paulo 300 projetos escolhidos, em mais de 1200 apresentados


O NOME

A escolha do nome para o projeto está pautada no público que ele atende, constituído essencialmente por filhos de migrantes do Norte e do Nordeste de baixa renda, mas com um antecedente cultural intenso. Explica Milton Custódio: “Este mapeamento foi de suma importância para os trabalhos, iniciados com a percussão afro e brasileira, depois a dança e, hoje, é um grupo de apresentação didática e de shows com uma banda completa, que utiliza percussão, trompete, trombone, saxofone, teclados, guitarra, contrabaixo, canto e dança”. Complementa: “O repertório é eclético, mas enfatizando a música afrobrasileira e também grandes nomes da MPB. O Grupo AfroBanda tornou-se não apenas um projeto de sucesso da SSVP, mas uma grande referência sócio cultural do município de Cubatão”.

O SHOW

A próxima apresentação do grupo é um programa chamado ‘Batucasom’, que acontecerá no Bloco Cultural da Prefeitura de Cubatão, no dia 28 de agosto, às 20h30.


Fonte: da redação do SSVPBRASIL

Banda Marcial de Cubatão encanta com “Música para cinema”
Postado por Departamento de Imprensa
Sex, 17 de Setembro de 2010 14:47
A Banda Marcial de Cubatão continua comemorando seus 20 anos de história com muitas melodias. Nesta quinta-feira (16/9), o concerto “Música para cinema” lotou o Teatro de Praia Grande. A apresentação fez parte das comemorações dos dois anos de funcionamento do Palácio das Artes. A Marcial apresentou um repertório que foi pura magia: temas de filmes mundialmente conhecidos, sucesso de bilheteria em Hollywood.
A noite começou com a apresentação das crianças da Banda Marcial Infantil. Dividindo o palco com instrumentistas experientes, a meninada pode divulgar um pouco do trabalho de Formação Musical realizado dentro do grupo. Depois, os 56 músicos da Marcial deram início a uma verdadeira viagem pelo mundo da fantasia, com a possibilidade de recordar imagens, já que um telão reproduzia cenas dos títulos, refazendo o clima e emoção de cada história.
O espetáculo incluiu trilhas sonoras dos filmes: “Ben Hur”, “De volta para o futuro”, “Harry Potter e a pedra filosofal”, “Jurassic Park”, “King Kong”, “Piratas do Caribe”, “Conquista do Paraíso”, “Dança com Lobos”, “James Bond”, entre outros. A cada execução, a plateia aplaudia em pé. Momento de emoção aconteceu quando o saxofonista Rodrigo Vilela, morador de Praia Grande, solou em uma das músicas (surpresa preparada pelo maestro Alexandre Felipe Gomes).
Vinte anos de boa música – a Banda Marcial completa duas décadas de existência, mas quem ganha o presente é a comunidade. Dias 16 e 17/10 serão realizados concertos em homenagem ao aniversário do grupo artístico. As apresentações serão às 20h no Bloco Cultural da Cidade, com entrada franca.
Texto e fotos: Morgana Monteiro

domingo, 12 de setembro de 2010

sábado, 4 de setembro de 2010

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Desfile da Independência 2010

Download:
FLVMP43GP

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Caminhos da Independência confirma elenco principal

Qua, 25 de Agosto de 2010 19:41

Encenação contará com Carlos Casagrande, Monique Alfredique, Júlio Rocha, Lourimar Vieira e grande elenco. A peça acontece de 5 a 7/9 ao ar livre

A nona edição da peça "Caminhos da Independência" já tem os nomes do elenco principal confirmados. Entre eles estão os atores Carlos Casagrande (Dom Pedro I), Julio Rocha (José Bonifácio), Monique Alfradique (Maria Leopoldina), Vitor Branco (Padre), Lourimar Vieira (Dom João VI e Seu Couto), idealizador do espetáculo, e Fabiano di Mello como narrador da história. A encenação acontece de 5 a 7/9, às 20h, em uma arena ao ar livre montada na Avenida Beira Mar, no Jardim Casqueiro, com capacidade para duas mil pessoas. Os ingressos serão trocados por um quilo de alimento não perecível.
Sob direção de Amauri Alves, este ano a peça contará um pouco sobre a passagem de Dom Pedro I por Cubatão, horas antes de proclamar a Independência do Brasil. “Na Cidade, ele tomou um chá que mudou a história do país: vítima de uma forte diarréia, Dom Pedro foi socorrido por uma senhora, de nome Maria do Couto, que o curou com um chá de goiabeira, permitindo assim que ele continuasse a viagem de volta à capital. Só por isso, a Independência do Brasil não foi proclamada às margens do Rio Cubatão”, afirma Lourimar Vieira.
O "Caminhos da Independência" já se tornou referência na região, e é considerado o segundo maior espetáculo teatral a céu aberto realizado na Baixada Santista. Faz parte do calendário oficial de eventos de Cubatão. O texto da peça em 2010 é do cubatense Cícero Gilmar Lopes. Conta, ainda, com a atuação de pelo menos 180 atores cubatenses. Todos os grupos teatrais da cidade foram convidados a participar.
Carlos Casagrande: modelo internacional, é ator desde 1998. Já trabalhou em novelas da rede Globo (Malhação, Pecado Capital, Andando nas Nuvens), Band, Record, SBT, além de filmes longa-metragens (Lisbelça e o prisioneiro, Primavera).
Julio Rocha: iniciou a carreira de ator aos 14 anos de idade. Estudou no Teatro Escola Célia Helena, e depois na Faculdade de Teatro do Rio de Janeiro. Seu primeiro papel de destaque foi como o JB na novela Duas Caras, da Rede Globo. Já trabalhou em pelo menos 10 novelas desta emissora.
Monique Alfradique: entrou para a televisão como paquita da Xuxa. Depois de fazer algumas participações em Malhação e Da Cor do Pecado, conseguiu seu primeiro papel de protagonista na novela A Lua Me Disse. Já participou de Malhação, 'Dança no Gelo', no Domingão do Faustão, além de outras novelas e minisséries da mesma emissora. Também tem trabalhos no teatro e Cinema.
Vitor Branco: ator e autor teatral. Na televisão, integrou o elenco da novela "A Próxima Vítima" e faz o personagem mafioso em "A Praça é Nossa", do SBT. Participou de dezenas de peças teatrais, dentre elas ¨Novela das Oito"; "Nove Semanas e Meia de Amor", "Uma Noiva para Dois", "Disquei 0900 e me estrepei", "Entrando numa fria" e "Até o diabo faz milagres". Em 2006 e 2007, fez turnê com a peça "Entrando numa fria". Em 2009 montou "Até o Diabo Faz Milagres".
Texto Morgana Monteiro

2010 - 20 anos de boa musica




Banda Marcial de Cubatão completa duas décadas de competência e orgulho para a cidade

Ela emociona platéias e é sucesso por onde passa. A Banda Marcial de Cubatão comemora 20 anos, cheia de boas notícias e em busca do aperfeiçoamento de seus integrantes e de seu repertório. Uma das marcas do grupo tem sido a presença junto à comunidade. Mantendo o perfil das bandas de desfile, a Marcial põe os pés no chão e segue adiante com seu som inconfundível.
Se, para alguns, a apresentação da Banda Marcial é o ponto alto durante os desfiles cívicos, para outros, a sua formação de concerto encanta e surpreende. "Hoje buscamos uma sonoridade única através de uma combinação instrumental inusitada", afirma o maestro Alexandre Felipe Gomes, um de seus fundadores e atual regente. Recentemente, a equipe recebeu aplausos calorosos de uma seleta platéia no Conservatório de Tatuí (interior de São Paulo), durante apresentação de um concerto com temas de filmes. O reconhecimento pelo trabalho, feito com afinco, já virou rotina. Inclusive, a comemoração das duas décadas de boa música já tem data definida: será dias 16 e 17/10, quando a Marcial se apresentará no Bloco Cultural, dividindo o palco com 14 artistas da cidade.
Mas todo esse sucesso começou em um imóvel de cor laranja, no nº 433 da Rua Fernando Costa, na Vila Paulista. Carinhosamente chamada de “Casa da Banda Marcial”, é neste espaço que o Grupo ensaia todas as manhãs de domingo. Formada por 119 integrantes (músicos e bailarinas do Corpo Coreográfico) com idade entre 14 e 30 anos, a Marcial de Cubatão vem expandindo a linha de atuação com os instrumentos de metal e percussão, seguindo o modelo europeu contemporâneo. Hoje, atuando também na versão de Orquestra de Metais e Percussão, abarca todos os gêneros, percorrendo uma linha que vai da música erudita a clássicos da MPB e música internacional; isso, além de estimular o surgimento de várias formações de câmara, a exemplo do já conceituado “Per Sonare” – Sexteto de Metais e Percussão. Potencial de sobra e versatilidade já garantiram repetidas atuações da banda em encontros como o Festival Internacional de Bandas no Chile, um dos mais importantes da América Latina – fato que, inclusive, irmanou as cidades de Mellipila e Cubatão.
Uma história inesquecível – O maestro Alexandre ainda lembra da primeira apresentação pública da Marcial: "Foi no desfile cívico de 9 de Abril de 1990, como Fanfarra Municipal de Cubatão. Tínhamos como sede a Escola Estadual Castelo Branco, no Jardim Casqueiro. Na época, a professora Edna Maria Lemos Moura passou a descentralizar as atividades culturais, dando assim possibilidade de acesso a uma fatia maior da nossa população aos projetos artísticos", relata, emocionado.
Nos primeiros anos, a então Fanfarra atendia a diversos convites, sempre representando Cubatão. Neste período, percorreu mais de 50 cidades paulistas. Em 2003 aconteceu, naturalmente, a oficialização como Banda Marcial, grupo artístico integrante da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade.
O grupo artístico tem um corpo técnico completo, mantido financeiramente pela Prefeitura Municipal. Além do maestro titular, conta com o regente assistente, Paulo Henrique de Paiva Souza, e, ainda, a coordenadora do Corpo Coreográfico, Gislaine Teixeira, uma coordenadora administrativa, uma arquivista e montadores. Outra peça fundamental na "engrenagem" da Banda Marcial é o coordenador de eventos, Miltom Custódio, que acompanha o Grupo desde a sua fundação.
Exportando talentos – Em todos esses anos, muita gente boa passou pela Banda Marcial. De acordo com o maestro Alexandre, 1.500 jovens cubatenses já participaram do grupo durante essas duas décadas.
Um exemplo disso é Reginaldo Nascimento, hoje diretor da Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão "Ivanildo Rebouças da Silva". Reginaldo iniciou os estudos musicais quando a Banda ainda era Fanfarra. Hananias Messias, atual maestro da Banda Musical de Cambuquira (MG), também é outro importante nome da regência que começou sua história na Marcial. "Sempre que encontro os integrantes antigos, surgem lembranças maravilhosas de um passado inesquecível", arremata Alexandre.
O grupo ainda mantém a função de uma escola profissionalizante. Vários músicos que começaram na Marcial ingressaram nas Orquestras Sinfônicas de Santos, Santo André, Heliópolis, Experimental de Repertório, Banda Sinfônica Jovem do Estado de SP, Banda dos Fuzileiros Navais (RJ), Banda do 2º BIL (São Vicente).
E o processo não pára. Há três anos foi criada a Banda Marcial Infantil. Atualmente são 60 meninos e meninas que percorrem o mundo encantado da música, desde as primeiras notas, passando pela teoria e solfejo, que os torna capazes de lerem uma partitura musical, até a prática. A garotada, com idade entre sete e 16 anos, é a prova viva de que a magia das bandas – de desfile ou de concerto, não importa – continua viva no coração das pessoas.
Texto: Morgana Monteiro
Fotos: Dilson Mato Grosso (arquivo)

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Show AfroBanda

Download:
FLVMP43GP

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ponto de Cultura AFROBANDA

Download:
FLVMP43GP

terça-feira, 27 de julho de 2010

Banda Marcial de Cubatão realizará concerto
didático com músicas populares

Extraído de: Prefeitura Municipal de Cubatão - 18 horas atrás

O evento será realizado no Ponto de Cultura Afrobanda da Sociedade São Vicente de Paulo

No dia 29 de julho de 2010, às 17 horas, a Banda Marcial de Cubatão -regência: Alexandre Felipe Gomes -fará um concerto didático com músicas populares no Ponto de Cultura Afrobanda da Sociedade São Vicente de Paulo, localizado na Rua São Francisco de Assis, 70, Vila Natal.

O concerto está programado para atender aos alunos das oficinas culturais e seus familiares. O Ponto de Cultura Afrobanda da Sociedade São Vicente de Paulo atende 450 alunos em suas oficinas de arte, dança e música.

Arraial Pé da Serra -No dia 31 de julho de 2010, às 20 horas, a Afrobanda realizará o show de abertura da apresentação dos irmãos Vavá e Márcio.

Texto: Carla Martuscelli

sábado, 3 de julho de 2010

ARRAIÁ DO PONTO DE CULTURA AFROBANDA

O evento acontecerá no dia 10 de Julho, das 15 às 22 horas, na Ume D. Pedro I, no Bairro da Vila Natal em Cubatão.

A tradicional festa temática do Centro de Capacitação Comunitária da Sociedade de São Vicente de Paulo da Vila Natal, conta agora com a participação, equipamentos e logística do Ponto de Cultura AFROBANDA. Dentro das atividades oferecidas este ano a comunidade cubatense poderá se divertir com a apresentação de três quadrilhas com estilos diferenciados, apresentações de dança e musica, barracas de alimentação e de brincadeiras, correio elegante, cadeia, bingo e outras atividades temáticas. Devido a grande participação da comunidade nas festas anteriores, este ano também contaremos com a parceria da UME D. Pedro I, que colocou a disposição o espaço físico para o evento. Temos como estimativa mais de oitocentas pessoas participando da nossa festa e que terá os valores arrecados, aplicados nos projetos sócio-culturais do Centro de Capacitação Comunitária da Vila Natal, diz a Coordenadora de Projetos Maria Aparecida Carneiro Costa.

Ponto de Cultura AFROBANDA/ Centro de Capacitação Comunitária SSVP.

Rua São Francisco de Assis- nº70- Vila Natal, Cubatão.

telefone (13) 3361.6802.


UME D. Pedro I


Rua São Francisco de Assis, s/ nº, na Vila Natal , telefone (13) 3361-4418.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

sexta-feira, 25 de junho de 2010

ARRAIAL DO PONTO DE CULTURA AFROBANDA

        O evento acontecerá no dia 10 de Julho, das 15 às 22 horas, na Ume D. Pedro I, no Bairro da Vila Natal em Cubatão.

A tradicional festa temática do Centro de Capacitação Comunitária da Sociedade de São Vicente de Paulo da Vila Natal, conta agora com a participação, equipamentos e logística do Ponto de Cultura AFROBANDA. Dentro das atividades oferecidas este ano a comunidade cubatense poderá se divertir com a apresentação de três quadrilhas com estilos diferenciados, apresentações de dança e musica, barracas de alimentação e de brincadeiras, correio elegante, cadeia, bingo e outras atividades temáticas.                                         Devido a grande participação da comunidade nas festas anteriores, este ano também contaremos com a parceria da UME D. Pedro I, que colocou a disposição o espaço físico para o evento. Temos como estimativa mais de oitocentas pessoas participando da nossa festa e que terá os valores arrecados, aplicados nos projetos sócio-culturais do Centro de Capacitação Comunitária da Vila Natal, diz a Coordenadora de Projetos Maria Aparecida Carneiro Costa.

Ponto de Cultura AFROBANDA/ Centro de Capacitação Comunitária SSVP.

Rua São Francisco de Assis- nº70- Vila Natal, Cubatão.

telefone (13) 3361.6802.


 

UME D. Pedro I


Rua São Francisco de Assis, s/ nº, na Vila Natal , telefone (13) 3361-4418. 

   
 

quarta-feira, 23 de junho de 2010

quarta-feira, 16 de junho de 2010

SHOW DA AFROBANDA - 01.06.2010


Para uma platéia estimada em 2.000 pessoas o Grupo AfroBanda deu o seu recado num super show no dia 01.06.2010 na Vila Natal em Cubatão

Com repertório variado da musica popular brasileira o Grupo AfroBanda - Ponto de Cultura se apresentou as 20:30 horas, abrindo o show do Quitutes e Batuques em Cubatão. Esta programação teve o apoio cultural da Usiminas e Prefeitura MUnicipal de Cubatão.

sábado, 29 de maio de 2010

Entre 26 de maio e 3 de junho com artistas da África e do Brasil no Centro de Capacitação Comunitária São Vicente de Paulo – Ponto de Cultura AfroBand



QUITUTES & BATUQUES/AFROBANDA


PELA PRIMEIRA VEZ A AFRICA É SEDE DA COPA DO MUNDO E TODAS AS ATENÇÕES SE VOLTAM PARA O CONTINENTE. NESTE ESPÍRITO DE DESCOBERTA DA TERRA MÃE, NO BRASIL, UMA CARAVANA MULTICULTURAL AFRICANA CHEGA AO PAIS TRAZENDO MÚSICA, DANÇA, CULINÁRIA, FUTEBOL EM UM PROJETO SÓCIO-CULTURAL, REALIZANDO OFICINAS E SHOWS.


Entre 26 de maio e 3 de junho com artistas da África e do Brasil
no Centro de Capacitação Comunitária São Vicente de Paulo –
Ponto de Cultura AfroBanda de Cubatão

Quitutes e Batuques é uma caravana de artistas internacionais e nacionais que chega à Cubatão no dia 26 de maio de 2010. O evento estabelece na comunidade um festival de cultura que abrange música, dança, vídeo, culinária e educação. Participarão do projeto os artistas Fanta Konatê (Guiné Conakry), Adama Yalombá (Mali), Bayfall (Senegal), Luis Kinugawa, Pitu Leal, Gabriel Madeira, Simone Sou, Carlinhos Antunes, Rui Barossi, Thomas Rohrer, entre outros.

O projeto acontece até dia 3 de junho no Centro de Capacitação Comunitária São Vicente de Paulo – Ponto de Cultura AfroBanda.

O tema é a cultura africana e suas heranças, entre elas a Cultura Mandinga, desenvolvida a partir do Império de Mali do século XIII, predominante na região conhecida como Mandén (Africa Ocidental). A força dessa cultura perdurou mesmo após o fim do império, espalhando-se pelo mundo através da diáspora africana. Quitutes e Batuques traz artistas africanos que, juntamente com artistas locais, mostrarão como a cultura brasileira tem fortes raízes africanas, e ao mesmo tempo, como as influências das Américas mudaram o perfil das artes contemporâneas africanas.

Entre 26 de maio e 3 de junho, acontecem oficinas sócio-culturais, que se assemelham a uma residência artística, em que os artistas africanos convivem intensamente com a população local. Há um intercâmbio estreito, já que a comunidade e seus artistas são anfitriões e apresentam sua visão de mundo, dividem experiências e encontram novas formas de soluções para questões comuns, através das expressões culturais de cada um.

As oficinas desenvolvidas serão culinária, dança, vídeo, percussão, biomúsica e confecção de instrumentos musicais artesanais. Elas serão organizadas para que se realize uma festa final com a participação de todos, comunidade e artistas. Assim como o conhecimento gerado nas oficinas é aplicado na produção deste evento de encerramento, pode ser aplicado em outras produções culturais, o que traz um caráter multiplicador ao projeto. No fim da residência, Carlinhos Antunes, Rui Barossi, Thomas Rohrer e Simone Sou encontram os artistas Quitutes e Batuques para a realização de um show inédito, na comunidade da Vila Natal, uma jornada pelo rumos da música africana do tradicional às novidades do Afro Pop.

O projeto acontece em parceria com o primeiro Ponto de Cultura da região o Grupo Afrobanda, conhecido por seu trabalho de pesquisa e apresentação da música afrobrasileira. Possui 27 músicos de percussão, trompete, trombone, saxofone, contrabaixo, guitarra, teclado e canto, além de um grupo de dança moderna. Possui também trabalho com música erudita como o Batucasom, apresentado no Conservatório Municipal de Cubatão e representa a cidade com destaque em festivais e premiações de cultura, como o título de Campeã da fase regional do Mapa Cultural Paulista e pelo segundo ano do Festival de Cidadania de São Vicente. Pontos de Cultura são grupos conveniados ao Governo Federal para incentivar a criação e difusão cultural em suas áreas de atuação. Organizam os artistas e comunidade local para participação em diversos projetos.

O projeto em Cubatão é uma realização do Instituto Plataforma Brasil e WZM Plataforma Brasil Holanda, apoiado pelo Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural de 2009 e pelo programa de Promoção e Intercâmbio de Eventos de Arte e Cultura da FUNARTE, com o patrocínio da USIMINAS, apoio cultural do Instituto Usiminas e em parceria com Instituto África Viva, Grupo Afrobanda, Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal, Secretaria de Cultura da Prefeitura de Cubatão. O Projeto também acontece em São Paulo e Bananal em parceria com o Ponto de Cultura Quilombaque, a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Bananal e o Espaço Criança Esperança CEE - Brasilândia.

Oficinas de Culinária
A cantora e bailarina Fanta Konatê, da Guiné Conakry (antiga Guiné Francesa), traz toda sua experiência na diversa e exótica culinária do Oeste Africano, com pratos típicos de diversos países na abrangência do Império Mandinga. Fanta aprendeu a dança e a culinária em sua própria família, reconhecida internacionalmente pela profundidade e conhecimento da tradição Malinkê, e estruturou um cardápio que apresenta desde o prato mais inusitado até aqueles que fazem ponte com a culinária brasileira, revelando que somos mais próximos dos Mandingas do que podemos imaginar.


Oficinas de Percussão e Dança
Adama Yalombá, do Mali, realizará oficinas que trazem a atualidade das danças e percussões de Bamako, apresentando a combinação de instrumentos e seus contextos nas festas Bamaná. O djembê, tambor em forma de cálice, e seus acompanhantes de base como os Dununs, Karinhans e Kodos, serão apresentados de maneira moderna, mantendo-se a estrutura que conduz as danças, desde os tempos do Império Mandinga, no século XIII.

Oficinas de Biomúsica
Luis Kinugawa é musicoterapeuta e criou a Biomúsica Sem Fronteiras a partir da experiência com percussão, culturas populares e trabalho humanitário, atuando no Brasil, EUA e África. O objetivo da oficina é promover uma experiência de integração coletiva baseada na ancestralidade africana, através de um formato lúdico e totalmente inovador. Tambores, movimentação corporal, voz e muita percussão são utilizados neste belo trabalho que chega a integrar centenas de pessoas de todas as idades, de professores de música àqueles que nunca tiveram contato com nenhum instrumento musical.

Oficinas de Confecção de Instrumentos Artesanais
Crianças e jovens de 10 a 20 anos criarão instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis e de baixo custo, aprendendo a tocar a partir de conceitos musicais que serão introduzidos. A oficina será realizada pelo arte-educador e músico Pitu Leal que visa difundir as competências artísticas dentro da percussão, induzir os alunos ao conhecimento de outras etnias e ritmos brasileiros, utilizando assim a improvisação com os diversos tipos de materiais reaproveitáveis dentro da realidade local, nunca esquecendo das preocupações com o meio-ambiente. Uma articulação da imaginação, emoção e sensibilidade dos indivíduos em formação para sua expressão artística. Pitu possui projetos sociais semelhantes nas comunidades do Real Parque e Taboão da Serra. Entre os instrumentos que serão feitos estão tamborim, xequerê e pandeiro.


Oficinas de Vídeo
Gabriel Madeira propõe práticas audiovisuais a partir da realização do documentário Quitutes e Batuques 2010. Jovens participantes de oficinas de vídeo poderão aprofundar seu conhecimento participando do planejamento e gravação do documentário. Serão analisadas as escolhas do diretor e como estas conduzem as demais funções em um ambiente de produção audiovisual. De acordo com o conhecimento de cada um, os participantes poderão assumir funções específicas na realização entrando para equipe do documentário.

Show Quitutes e Batuques
Quitutes e Batuques em parceria com o Instituto África Viva reúne artistas africanos com grandes músicos brasileiros, apresentando a conexão musical entre a ancestralidade e contemporaneidade, em uma sonoridade atual, repleta de significados e histórias do velho e do novo mundo. Com danças e projeções multimídia que tornam o show um espetáculo de beleza, cenografia e técnica. É uma viagem musical pela cultura africana, partindo dos elementos tradicionais ao encontro da África contemporânea. Que se inicia pelo encontro com a música funcional que permeia as atividades cotidianas dos povos africanos, passa representação de seu desenvolvimento pela criação de ritmos pelas mãos dos descendentes da diáspora negra em terras do Novo Mundo. Também, a influência desses novos ritmos na cultural tradicional africana como uma volta às raízes e o desenvolvimento de uma nova música popular africana que se desponta como um dos gêneros mais importante da world music.

Vivência– Cultura Africana
A Vivência é uma atividade de integração entre artistas e comunidades. Nesse momento, todos se reúnem para pensar o projeto e transformar esses pensamentos em conhecimento aplicado ao cotidiano da comunidade. Em 2010, o projeto encontra a cultura africana como universo para expressão artística. Para os africanos, a música é parte de seu cotidiano e relações tanto as estabelecidas pela espiritualidade quanto entre indivíduos e comunidades. Esse aspecto funcional da música tradicional africana é colocado como tema e instrumento de integração da Vivência. Os participantes irão conhecer a música africana a partir de sua utilidade na comunidade e experimentá-la em seu cotidiano. Como conseqüência, as atividades trarão a tona questões particularmente ligadas à comunidade, que em contraponto com a realidade dos artistas e profissionais da caravana irão permitir um novo olhar para diferentes assuntos do dia a dia. A Vivência é um chamado para a comunidade se unir compreendendo a diversidade entre ela, o mundo e entre seus integrantes, percebendo que o esforço pela soma das diferenças é gerador de melhores oportunidades e resultados do que a divisão da atitude individualista.