segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Clip Adama Yalomba - Quitutes e Batuques 2010

Download:
FLVMP43GP

QUITUTES & BATUQUES 2010 PILOTO

Download:
FLVMP43GP

sábado, 18 de setembro de 2010

PROJETO DE REFERENCIA SOCIO CULTURAL DA SSVP DE CUBATÃO



Banda mescla valores culturais e sociais em projeto de sucesso na cidade de Cubatão (SP)

Música, dança e cultura negra são os itens que integram um projeto de sucesso da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), na cidade de Cubatão, Estado de São Paulo: a AfroBanda. A iniciativa visa promover uma oportunidade para jovens de 13 a 18 anos que, por meio da cultura, desenvolvem os valores sociais, pessoais e de crescimento de vida.
O projeto foi iniciado há 4 anos pelo vicentino Milton Custódio Simões (membro da Conferência Nossa Senhora de Fátima, área do Conselho Metropolitano de São Paulo), com o apoio da coordenadora de Projetos, Maria Aparecida Carneiro Costa.
Foi observada que existia a necessidade de alguma iniciativa que favorecem os adolescentes, devido à falta de políticas públicas destinadas a eles na região.


ATIVIDADES

Os 45 jovens beneficiados pelo projeto recebem conhecimentos técnicos musicais, aulas de dança (clássica e afro), alimentação, capoeira, reciclagem, oficina de bijuteria, além de acompanhamento pessoal e familiar com uma pedagoga, atividades de recreação e palestras.
O grupo se reúne no Centro de Capacitação Comunitária da Sociedade de São Vicente de Paulo, na Vila Natal, em Cubatão.
Além do apoio incondicional da SSVP, o projeto tem o patrocínio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Ministério de Cultura (MINC) do Estado de São Paulo


RECONHECIMENTO

Este ano, a AfroBanda tornou-se o primeiro Ponto de Cultura do (MINC) da cidade de Cubatão, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa Cultura Viva, em um edital que contemplou para o Estado de São Paulo 300 projetos escolhidos, em mais de 1200 apresentados


O NOME

A escolha do nome para o projeto está pautada no público que ele atende, constituído essencialmente por filhos de migrantes do Norte e do Nordeste de baixa renda, mas com um antecedente cultural intenso. Explica Milton Custódio: “Este mapeamento foi de suma importância para os trabalhos, iniciados com a percussão afro e brasileira, depois a dança e, hoje, é um grupo de apresentação didática e de shows com uma banda completa, que utiliza percussão, trompete, trombone, saxofone, teclados, guitarra, contrabaixo, canto e dança”. Complementa: “O repertório é eclético, mas enfatizando a música afrobrasileira e também grandes nomes da MPB. O Grupo AfroBanda tornou-se não apenas um projeto de sucesso da SSVP, mas uma grande referência sócio cultural do município de Cubatão”.

O SHOW

A próxima apresentação do grupo é um programa chamado ‘Batucasom’, que acontecerá no Bloco Cultural da Prefeitura de Cubatão, no dia 28 de agosto, às 20h30.


Fonte: da redação do SSVPBRASIL

Banda Marcial de Cubatão encanta com “Música para cinema”
Postado por Departamento de Imprensa
Sex, 17 de Setembro de 2010 14:47
A Banda Marcial de Cubatão continua comemorando seus 20 anos de história com muitas melodias. Nesta quinta-feira (16/9), o concerto “Música para cinema” lotou o Teatro de Praia Grande. A apresentação fez parte das comemorações dos dois anos de funcionamento do Palácio das Artes. A Marcial apresentou um repertório que foi pura magia: temas de filmes mundialmente conhecidos, sucesso de bilheteria em Hollywood.
A noite começou com a apresentação das crianças da Banda Marcial Infantil. Dividindo o palco com instrumentistas experientes, a meninada pode divulgar um pouco do trabalho de Formação Musical realizado dentro do grupo. Depois, os 56 músicos da Marcial deram início a uma verdadeira viagem pelo mundo da fantasia, com a possibilidade de recordar imagens, já que um telão reproduzia cenas dos títulos, refazendo o clima e emoção de cada história.
O espetáculo incluiu trilhas sonoras dos filmes: “Ben Hur”, “De volta para o futuro”, “Harry Potter e a pedra filosofal”, “Jurassic Park”, “King Kong”, “Piratas do Caribe”, “Conquista do Paraíso”, “Dança com Lobos”, “James Bond”, entre outros. A cada execução, a plateia aplaudia em pé. Momento de emoção aconteceu quando o saxofonista Rodrigo Vilela, morador de Praia Grande, solou em uma das músicas (surpresa preparada pelo maestro Alexandre Felipe Gomes).
Vinte anos de boa música – a Banda Marcial completa duas décadas de existência, mas quem ganha o presente é a comunidade. Dias 16 e 17/10 serão realizados concertos em homenagem ao aniversário do grupo artístico. As apresentações serão às 20h no Bloco Cultural da Cidade, com entrada franca.
Texto e fotos: Morgana Monteiro

domingo, 12 de setembro de 2010

sábado, 4 de setembro de 2010