A comunicação é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento. É preciso encarar seriamente a nececidade de lógica e coerência nas comunicações empresariais para evitar consequências desastrosas na produtividade dos funcionários.
O mais valioso instrumento de trabalho do lider é, por certo, a habilidade de gerenciar pessoas, negociar e vender idéias. A moderna administração não concebe mais lideranças autocráticas. Quando se relega a um plano inferior a importancia do diálogo, da coerência verbal e não verbal e do planejamento estratégico, as possibilidades de crescimento profissional ficam prejudicadas. O lider não precisa ser necessariamente um excelente comunicador, mas deverá utilizar bem o processo comunicativo, sob pena de a legitimidade de seu comando ser posta em questão. Quanto maiores a responsabilidade e o poder de quem toma as decisões, maior será a exigência de uma comunicação efetiva que gere um clima de cooperação e participação. Assim, desenvolver o dom da palavra posibilitará ao lider influir sobre individuos e grupos, demonstrar, persuadir, esclarecer idéias e conceitos, tanto na sua vida particular quanto social, profissional ou politica.
Dominar a arte da oratória podemos informar, comunicar idéias, defender, refutar, realizar discursos politicos ou falar com propriedade em um jantar, uma homenagem, recepção ou despedida ou tantas outras a que tiver oportunidade da expressão. São essas oportunidades que fazem da oratória uma arte sempre atual, cujo conhecimento é imprescindível, seja para o triunfo social seja para a promoção do próprio trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário